(13) 3222 9451
social media:

Nesta seção você encontrará as perguntas mais frequentes que recebemos em nosso dia-a-dia e resolvemos compartilhá-las com todos vocês. A dúvida de um pode ser a dúvida de muitos.

Qual a importância de se realizar a análise em laboratório?

Para se conhecer de fato as características técnicas existentes naquele material como identificar quais suas matérias-primas e porcentagens, gramatura, acabamento, ligamento, título de fio e todas as características necessárias para se definir corretamente a NCM e o descritivo.

E como são feitas estas análises?

As análises são feitas por meio de equipamentos específicos e processos químicos. O procedimento deve ser feito de acordo com Normas técnicas nacionais e internacionais e realizados por profissionais habilitados e capacitados.


O que é uma análise destrutiva?

Alguns tipos de análise necessitam que a amostra seja cortada, danificada ou colocada em solução que irá dissolver a matéria-prima.


Qual laboratório de análises têxteis você recomendaria?

Nós recomendamos a Denier Laboratório Têxtil (www.denier.com.br), empresa parceira e com mais de duas décadas de atuação no mercado.


O que pode acarretar o enquadramento NCM incorreto?

Você será multado, sua mercadoria ficará parada acarretando em mais gastos, gerando prejuízos não recuperáveis, atrasos, perda de produção, cliente ou até mesmo a mercadoria em si. A têxtil é um setor que gira em torno principalmente da sazonabilidade.


Eu gosto de detalhar bem minha mercadoria. Estou fazendo certo né?

Errado. Não é aconselhável que se detalhe nem muito e nem pouco. O descritivo da mercadoria deve conter as informações necessárias para que se determine a NCM e que atenda as legislações vigentes.


Qual a importância das etiquetas nos vestuários e artigos confeccionados?

A etiqueta é a identidade da peça, o seu “RG”. Nela deve constar o seu país de origem, fabricante, composição têxtil, os cuidados para conservação e a indicação do tamanho ou dimensão, conforme o caso.


Porque vestuário é considerado roupa, mas uma roupa não necessariamente seja um vestuário?

Segundo as Notas Explicativas do sistema Harmonizado (NESH), o termo “roupa” designa artigos próprios para serem lavados. Por exemplo as roupas de cama como os lençóis e fronhas e as roupas de mesa como toalhas de mesa e guardanapos de tecido.


Porque os tecidos brancos tem um tratamento especial em relação aos tintos?

No Sistema Harmonizado (SH), algumas Subposições da NCM podem mudar de acordo com o acabamento daquele tecido. Os acabamentos listados na nomenclatura são crus, branqueados, tintos, fios de diversas cores e estampados.


Tecido não é tudo “pano”?

Existe basicamente 3 estruturas diferentes de tecidos, que são: Tecido Plano, Tecido de Malha e Nãotecido.


O que é tecido plano?

Tecido plano é uma estrutura produzida pelo entrelaçamento de um conjunto de fios de urdume e outro conjunto de fios de trama, formando um ângulo de 90º, como por exemplo camisas sociais e calças jeans.


O que é Tecido de Malha?

Na malharia o fio assume a forma de uma laçada (malha), passando por dentro de outras laçadas e assim sucessivamente. Os pontos de ligação são móveis, uma vez que essas laçadas podem deslizar umas sobre as outras quando o tecido é tencionado. Dentro da malharia, existem duas maneiras dessas laçadas (malhas) serem formadas e de se ligarem, formando o tecido. Desses dois processos resulta a Malharia de Trama, que temos como exemplo as camisetas t-shirt e camisas polo e a Malharia de Urdume, que temos como exemplo imitações de renda e roupas íntimas femininas.


O que é um Nãotecido?

Nãotecidos ou TNT, são estruturas planas, flexíveis e porosas, as quais obtidas em forma de mantas ou véus de fibras ou filamentos e consolidados por meios mecânicos, químicos, térmicos ou a combinação destes. No comércio exterior os Nãotecidos têm duas vertentes: Feltros e Falsos Tecidos.


Seda e cetim é tudo igual?

Muito pelo contrário, são denominações completamente diferentes. Assim como o algodão, poliéster, viscose, a seda nada mais é que uma matéria prima muito nobre, proveniente do bicho da seda. Normalmente o resultado da transformação da seda em fio resulta em um produto brilhante e de cores vivas e intensas O cetim é um dos 3 ligamentos principais nos tecidos planos. Os outros dois são a tela (ou tafetá) e a sarja.


Camurça e veludo são a mesma coisa?

Camurças ou suedes são tecidos comuns que recebem um acabamento físico de lixamento em sua superfície. Os veludos são tecidos especiais fabricados em teares com uma configuração específica para que se deixe fios soltos de sua base que serão cortados posteriormente por navalhagem.


Título de fio? Dtex? O que significam?

O título do fio é uma grandeza que define a espessura do fio (se o fio é fino ou grosso) e pode ser expressa em diversas unidades de medida como por exemplo Tex, Dtex, Denier, Ne, Nm, etc.


Fios de elastano não são fios de borracha?

Os fios de borracha tem sua origem proveniente do látex da seringueira (poliisopreno), enquanto que os fios de elastano (ou fibra elastomérica) é uma fibra produzida por polímeros lineares constituídos prevalentemente do poliuretano (origem: Petróleo). Ambas possuem moléculas longas, flexíveis e irregulares.


O que é Off White? Tingimento ou branqueamento?

O termo Off White é o nome de uma cor, ou seja, tecidos off white são aqueles que receberam um tingimento amarelo.


Venda a retalho? Mas eu não estou importando retalho.

Quando há pelo menos dois artigos diferentes e embalados juntos, cujo destino seja de serem vendidos diretamente ao consumidor e que apresentem, em conjunto, a satisfação de uma necessidade específica, são denominados “sortidos acondicionados para venda a retalho”. Como por exemplo um conjunto de roupa de cama constituído de colcha e porta travesseiro.

Engetêxtil na Mídia
Contato
  • Rua Brás Cubas, 3 - 6º andar - sala 2
    Centro - CEP 11013-161 - Santos/SP - Brasil
  • (13) 3222 9451
  • contato@engetextil.com.br
Invista em pessoas dedicadas e transparentes.
© 2019 - 2020 - Engetêxtil. Todos os direitos reservados.