A presença de algum tipo de defeito em um artigo têxtil, não implica automaticamente que o mesmo seja de qualidade inferior. Fornecedores têxteis e compradores terão de chegar a um acordo quando um defeito está presente no produto transacionado, nomeadamente quando existem controles de qualidade estabelecidos, e o tipo de defeito consta das especificações da encomenda. Se for verificado que um defeito existe, não existindo um controle de qualidade é normal estabelecer-se um acordo sobre os limites do defeito, ou seja, uma tolerância, tendo em consideração o uso final do artigo.
É neste enquadramento de relações, que dentro da própria empresa, quer entre empresas de diferentes sub setores têxteis, que se insere a importância deste trabalho, designadamente no que se refere a dar às empresas uma ferramenta que lhes permita fazer seu próprio controle de qualidade diagnosticado, corrigindo e tomando medidas corretivas e preventivas necessárias para que os defeitos sejam minimizados.
A maneira de reduzir os defeitos dos artigos têxteis é determinar e corrigir de uma forma clara as causas que as originaram. No entanto, a maioria das vezes o defeito não é detectado na fase do processo onde o mesmo é gerado, mas sim, em fases subsequentes, após tempos consideráveis e muitas vezes quando o artigo já se encontra em outra empresa ou até mesmo no cliente final. Estes casos se revelam muitas vezes problemáticos em virtude das altas indenizações que estão em jogo, como ocultação de pormenores sobre todo o processo, disputas judiciais, etc.
Através de uma equipe especializada, a Engetêxtil atua na análise e identificação de defeitos provenientes dos processos de fabricação, transporte e armazenagem de artigos têxteis. Tem como objetivo detectar, classificar (tipo de defeito), graduar (reparável, irreparável ou reprocessável), informar as causas e prevenções dos defeitos encontrados.
Portanto, através deste serviço especializado, a Engetêxtil procura oferecer aos seus clientes: